Encontro de Trocas - Primeira Edição

Você já teve aquela sensação mágica de ganhar várias peças de roupa de uma vez só, e assim se abriram infinitas novas possibilidades e combinações de figurinos ?



Se você já participou de algum evento / clube / encontro de trocas, talvez tenha sentido um pouco essa sensação, de ter a chance de arrematar verdadeiros tesourinhos, e ainda por cima sem pagar dinheiro por isso, apenas liberando peças do seu armário que não fazem mais sentido para você. 

No dia 09 de fevereiro, fizemos nossa primeira edição do Clube da Troca em nosso espaço. Já havíamos realizado pelo menos duas edições durante cursos nossos, mas foi a primeira vez que tudo aconteceu na nossa casa, com boa parte do nosso acervo disponível - afinal, além de organizar a gente também quer participar da brincadeira, certo ?

Mãos à obra para catalogar!

Foi um encontro muito gostoso e contamos com a presença de muitas queridas, como a consultora de estilo Amanda Moré, que foi uma ajuda fundamental no processo de analisar e pontuar as peças trazidas pelas participantes.  

Para que a troca funcionasse, nós estabelecemos um sistema de pontos, de 1 a 5 pontos, que levavam em conta a tipologia da peça (se é vestido ou calça, por exemplo), a informação de moda da peça e sobretudo o estado de conservação. Estabelecer essa pontuação foi a maneira que encontramos de fazer o bom senso prevalecer!



Dessa maneira, as pessoas chegam com as peças, nós fazemos a análise e pontuação, e a pessoa ganha um crédito em peças para poder gastar no acervo, que crescia a cada pessoa nova que chegava. Muita coisa linda e nova, ou melhor ainda, antiga, bem conservada e maravilhosa!! É de deixar maluca! Exatamente por a gente estar tão ocupada nesse processo de catalogar, não conseguimos fazer muitas fotos do vuco vuco e das peças maravilhosas que iam surgindo. 

É muito importante que quem está participando entre no espírito da brincadeira! A ideia é que as peças trazidas não voltassem mais pra antiga dona, e caso não fosse trocada, iria pra doação, ou seja: é para desapegar mesmo, não pra levar a peça de volta pra casa. 

Essa regra que a gente estabeleceu gerava dois tipos de reação - gente que concordava com essa prática, afinal, tinha ido ao nosso encontro para isso, mas também tinha gente com peças muito novas ou muito queridas, que rolava um apego. Nesse caso, a gente sugeria pra pessoa não colocar a peça - por exemplo, a Vanessa levou dois lindos allstars novinhos, um dourado e um prateado, e foi convencida a incorporar estas peças aos seus looks e seu estilo! 

A maioria das meninas estava super no espirito e por isso a troca foi muito legal, surtiu muitos garimpos lindos e novas donas felizes. O que não é legal de acontecer é a pessoa vir ao clube da troca com a mesma lógica de consumo desenfreado, ao invés de um pensamento de moda consciente, de refletir sobre consumo, e acima de tudo, de estar aberta à TROCAR, entrar no jogo. 

Ao final do clube da troca, o legal é que a gente fica conversando com as meninas maravilhosas que estiveram conosco e tendo várias ideias para as próximas edições. Por exemplo, uma edição com a presença de mais meninas plus size, ou então que a gente receba as peças antes, pra ter mais calma para analisar a pontuação. Ainda queremos fazer um dia só de consertos de roupas, para botar a mão na massa e dar vida nova à mais peças paradas nos armários por aí. 

Nath com a blusinha de renda que era da Anna Kuhl, Bruna com a bolsinha vintage (maravilhosa) que era da Vivien

Nos vemos no próximo Clube da Troca ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário