E o Oscar de Melhor Figurino vai para...


Essa semana tem sido uma semana bem importante para o cinema, em especial para quem trabalha/ama figurino. Na terça-feira aconteceu a premiação do Costume Design Guild Awards (premiação especial para figurinos) e no próximo domingo vai acontecer a tão esperada e desejada premiação do Oscar, que tem a categoria para o melhor figurino. Quais filmes estão concorrendo ao prêmio?

Aliados
A história se passa no Marrocos e na Europa por volta dos anos 1940, durante a segunda Guerra Mundial. A estória gira em torno de Max, que se casa com uma espiã francesa, com a qual compartilhou uma missão e, algum tempo depois suspeita-se que ela seja uma espiã alemã infiltrada. É um ótimo filme para quem gosta de suspense... e para quem gosta de figurino de época. A figurinista Joanna Johnston recriou lindas roupas inspiradas nos filmes da época para a personagem Marianne, criando uma imagem ao mesmo tempo bela e intrigante.  


Desenhos de Joanna Johnston

Para quem ainda não viu, este filme ainda está no cinema! Corra!


Animais Fantásticos e Onde Habitam
Um filme do “universo Harry Potter”, que se passa em Nova York nos anos 20 (só ai já têm motivos o suficiente para criar figurinos maravilhosos!). O filme é sobre Newt e sua missão de capturar e aprender mais sobre animais fantásticos, os quais não são muito bem vistos pelos outros bruxos. A figurinista é a Colleen Atwood, famosa por trabalhar com filmes fantásticos, em especial com Tim Burton. O filme também concorre ao premio de melhor design de produção (muitas vezes chamado de direção de arte no Brasil). Justo, não?



Florence: Quem É Essa Mulher?
Com a maravilhosa Maryl Streep no papel de Florence, o filme é baseado em fatos reais e conta a história de uma mulher rica que sonhava ser uma cantora de ópera, apesar de sua voz não colaborar (risos). A figurinista Consolata Boyle buscou reproduzir os figurinos originais de Florence Fostes Jenkins, como vemos na foto abaixo.

Foto de Florence e da atriz Maryl Streep com o mesmo figurino

Desenho de Consolata Boyle 

Jackie
Também inspirado em fatos reais, mas com um mood bem diferente do filme anterior. Jackie é um drama que mostra a vida de Jacqueline Kennedy (interpretada por Natalie Portman) nos dias que se seguiram após o assassinato de John F. Kennedy em 1963. A figurinista Madeline Fontaine teve que recriar as roupas da ex-primeira-dama, como seu vestido de lã vermelha da Dior e o tailleur rosa da Channel, o qual ela estava usando no dia do assassinato do marido.

Figurino inspirado em tailler de Channel


La La Land – Cantando Estações
Apesar de musicais não serem o gênero favorito dos brasileiros, vale a pena assistir esse filme. Ele está concorrendo a 14 prêmios em 13 categorias, entre eles de melhor filme, diretor, atriz, ator, roteiro original, som (em várias categorias) e, claro, design de produção e figurino. A paleta de cores é algo que chama muito a atenção nesse filme e isso se reflete nos figurinos de Mary Zophres, que ainda conta com um belo design retro e muito movimento, principalmente para a personagem Mia (Emma Stone), que sempre está com vestidos de tecidos fluidos. Já Sebastian (Ryan Gosling) tem um figurino bem clássico, inspirado nos grandes nomes do jazz. O filme já ganhou um prêmio essa semana no Costume Design Guild Awards de melhor figurino na categoria de filme contemporâneo. 

Figurino de Mia e desenho de Mary Zophres 

Figurino de Sebastian e desenho de Mary Zophres



A transmissão da premiação vai acontecer no próximo domingo, 26 de fevereiro, e será transmitida pelo canal TNT às 21h. E você, tem algum figurino favorito ? Nós aqui do VID temos uma queda por reproduções de figurinos históricos, ao mesmo tempo que adoramos uma ficção bem fantasiosa, e você ;) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário