MOLHADOS e SECOS, 2015, Processo

O processo de criação dos figurinos de MOLHADOS e SECOS foi uma inundação de historias e imagens sobre água, deserto, lama, e como os vestígios de vida se comportam dentro destes elementos. A paleta de cores e os painéis de inpiração foram dominados por texturas craqueladas, lamacentas, barrentas, às vezes arenosas, esturricadas. 

  


A partir dos encontros com as direções, foram surgindo também esboços e croquis partindo do imaginário de cada uma das cenas propostas naquele momento. 

Na cena criado junto a Mônica Alla, predominava uma textura árida, que se misturava também a tempestade para a figura proposta para Marília, enquanto predominavam tons mais fechados para a figura de Marcos. Esta era uma cena em que haveria uma profusão de texturas, que tinham seu ponto alto no efeito de abertura da bolha/bola. 


Já para a sequência proposta com a direção de Raquel, havia a intenção de utilizar tecidos fluidos com texturas ou estampas que provocassem a ilusão de uma projeção/reflexo de imagens, o que chamamos então de "efeito aquarela". Também fazia parte desta ideia brincar com o efeito "cor seca / cor molhada". A paleta de cores seria uma variação pouco mais intensa da proposta da cena da Mônica. 


Para a sequência com direção de Fernando, a intenção era que as vestes tivessem um certo dinamismo, até porque deveriam ser práticas para seu uso durante as acrobacias aéreas. Havia a ideia de brincar com os contrastes e recortes, utilizando mais de um tipo tecido, brincando com oposições: fluido x rígido, opaco x brilho, cor de seco x cor de molhado. 


   
propostas para a sequencia de Fernando

O desafio durante a elaboração destas propostas era manter uma coerência e continuidade entre uma sequencia e outra, ao mesmo tempo expressar potencialidades de cada cena/sequência, e ainda ter uma troca de trajes de maneira prática durante as transições na coxia.  Estas proposições ecoavam junto ao trabalho de criação de cenário, elaborado pelo Coletivo Garrucha. 

A chegada de Idit sacudiu todas estas proposições, de um jeito muito positivo. Todo o design de cena foi repensado a partir da sua presença, de uma maneira que sintetizou grande parte da pesquisa de referências e intenções visuais. Sua primeira proposta foi elaborar um figurino e um cenário que fossem feitos a partir de um mesmo material, o que traria também um efeito monocromático ao design da cena. 



A partir de um desenho elaborado para o figurino da cena de Raquel, definimos a tipologia: camisa e bermuda para a figura de Marcos, vestido camisa para a figura de Marília. Agora também havia a adição de um capuz, que trazia referência às capas de chuva que faziam parte da proposta para a sequencia dirigida por Fernando. Tudo foi confeccionado a partir do mesmo material - feltro, tingido artesanalmente. Por baixo das roupas de feltro, foi confeccionada uma espécie de "roupa de baixo", tingida da mesma maneira, que fica à mostra durante a cena dirigida por Idit, e também tem função de proteger o atrito do corpo dos atores da textura do feltro. 

 
desenho da tipologia básica // foto com os atores e o "underwear" proposto com Idit

Além deste figurino confeccionado em feltro com o mesmo tratamento de cor e textura do cenário, que fazia parte de três sequencias; o figurino da cena dirigida por Mônica Alla, mais tarde definida como cena inicial do espetáculo, também recebeu interferências de Idit. A tipologia de uma saia/vestido longo para a figura de Marília se manteve, mas o material mudou completamente - da levez e fluidez de uma saia composta por diversas camadas de musseline, utilizamos moedas de cinco centavos, escolhidas por conta de seu peso e da cor de cobre. Cada uma das 1600 moedas (cerca de R$ 80) foi colada ao vestido cor de pele, que a atriz arrasta pelo palco durante esta cena. Para o figurino do ator, mantivemos o mínimo necessário, uma roupa de baixo cor da pele. No entanto, as pequenas folhas de celofane que fazem parte do efeito da bolha acabam cumprindo um papel de figurino, ao colarem no corpo do ator involuntariamente. 

 
à esquerda - primeira proposta para esta cena // à direita: resultado final


Marília em cena, vestindo o vestido de moedas


FICHA TÉCNICA DO FIGURINO
Figurino (Desenho, Tratamento de Materiais e Produção): Anna Kühl
Assistência de Figurino: Aline Barbosa / VID Estudio Criativo
Confecção: Luci e Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário